Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

UM BREVE PANORAMA SOBRE O ENSINO FUNDAMENTAL

   O presente trabalho tem como objetivo fazer um breve panorama sobre o ensino fundamental, bem como mostrar o diagnóstico, diretrizes e metas os quais tem respaldo na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Fundamental
   A ampliação do período de escolaridade obrigatória, assegurando o acesso da criança de seis anos de idade ao ensino fundamental, possibilita a elas um tempo maior de convívio escolar, mas somente terá impactos positivos na sua formação se aumentar e qualificar suas oportunidades de aprendizagem.
    Não se pode negar que durante os últimos governos, várias manobras foram realizadas, vários projetos e leis foram criados na tentativa de tornar o Brasil num país mais instruído, mas de acordo com os dados, apesar de todos os esforços realizados para acabar com o analfabetismo no Brasil, inúmeros investimentos no governo Fernando Henrique Cardoso e do atual governo Luis Inácio Lula da Silva, os índices de analfabetismo ainda continuam alto em nosso país. 
   Porém, eficiência do sistema educacional precisa avançar mais, pois, se o acesso à escola fundamental está universalizado, as condições de atendimento ainda não são capazes de assegurar a permanência de todos na escola e, em conseqüência, o direito a uma formação escolar completa.
Grupo 2-Ana Patrícia,Ataíze,Maria Gorete e Luciana  Turma vespertina de Pedagogia

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

UMA BREVE COMPREENSÃO SOBRE OS ARTIGOS "PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO" E NÍVEIS EDUCACIONAL" - I UNIDADE

A minha percepção acerca de planejamento, antes desta disciplina era bastante superficial e generalizada. Não tinha ideia da importância e amplitude em suas diversas modalidades. Imaginava que o ato de planejar restringia-se apenas ao espaço da sala de aula. Entretanto, ao ler o texto, passei a compreender melhor e com maior lucidez sobre seus diversos níveis. Percebo, então que é algo bem mais amplo, envolvendo não somente o professor e sua disciplina, mas tamabém de toda a comunidade escolar.
Nesse sentido, percebo que o planejamento, seja ele de sala de aula, educacional ou até mesmo o Político Pedagógico, não devem está disssociados do contexto sócio-cultural e econômico de sua comunidade. Devendo ser criteriosamente elaborado de acordo com a realidade aonde estão inseridos aqueles membros da qual fazem parte, levando em consideração os seus interesses e as suas necessidades.
Sendo assim, nesta primeira unidade, compreendi que o Planejamento Educacional - particularmante - trás orientações gerais responsáveis que indicam as direções e os caminhos a serem percorridos. Já o planejamento escolar e de aula são os primeiros passos básicos de todo o processo educativo e, ambos, devem ser norteadores por um projeto que tenha como finalidade a construção de uma unidade entre a teoria e a prática.
MARIA GORETE SANTOS JALES DE MELO- GRADUANDA DO CURSO  PEDAGOGIA/4o período/UFPB.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Síntese da Primeira Unidade de Planejamento

Assim como muitas de minhas colegas, eu possuía uma visão superficial do que poderia ser Planejamento Educacional, antes de ingressar em tal disciplina.
Meus conhecimentos não iam além de que planejamento fosse algo simples e com metamorfose, no âmbito da educação, a fim de preparar alguns conteúdos para ministrar durante um período de tempo.
No decorrer da leitura, refleti em respostas às questões minhas e de minhas colegas e as sínteses por elas elaboradas, pude ver que é mais amplo e diversificado a ideia de Planejamento.
Posso extrair agora que o Planejamento pode ser mais compreendido como "os planejamentos", devido a sua diversa extensão subdivididas em: Educacional, Curricular, de Ensino, Escolar, Político-Social e Operacional. Não deixando de lado a importância que todos têm separadamente e, principalmente, em conjunto.
Indo mais a fundo, poderia ressaltar que o Planejamento não "Anda Sozinho", sendo sempre acompanhado por outros termos básicos da educação, a fim de manter o desenvolvimento educacional. Dentre esses termos, destacamos: planos (operacional, de aula, estratégico...), programas e projetos.
Todos os termos e expansões do Planejamento têm a necessidade de trabalhar em conjunto, sempre levando em consideração às necessidades dos indivíduos, da sociedade e até mesmo da economia nacional. Pensar dessa maneira é importante, para em fim, termos o orgulho de habitar um país digno de educação e respeito às suas próprias leis.



Por último, mas cumprindo minha tarefa....hehehehe! Abraços à todos vocês!

Araní Mayara - 4º período/tarde
Matrícula: 10916535

Síntese das aprendizagens

Antes das leituras dos dois textos, eu não tinha conhecimento sobre planejamento, plano, projeto é programa, de maneira aprofundada, ao longo das leituras foi se mostrado os pontos mais importantes de cada um dos conceitos, e que todos os pontos estudados são necessários para uma futura inserção na área da educação, deixando claras a sua importância e necessidade para nossa vida na escola e na sala de aula, como por exemplo, em relação ao planejamento por que pra mim era apenas a forma da planeja uma aula, ou outro tipo de avaliação,
Mas no decorre das leituras fui percebendo que era muito além do que eu imaginava, podendo se ramifica por varias áreas e varias formas, e que e algo historicamente construído, para determinadas sociedades, no texto fui percebendo que cada planejamento deve ser direcionado para cada contexto social e histórico, onde esse planejamento e o poder andam junto, sendo também uma vontade política.
Onde todos os tipos de planejamento têm um processo, objetivo, e o meio do qual os criam seu método e o objetivo a ser alcançado, existindo vários tipos de planejamento como, por exemplo, nos sistemas de redes de ensino no qual se implica na tomada de decisões na esfera da política educacional, no âmbito escolar onde o planejamento escolar se concretiza pelo PPP, no âmbito de ensino no qual o ensino deve-se adaptar ao contexto social do aluno.
O que eu aprendi nessa leitura vai ser de grande importância para minha vida, na área da educação, essas leituras foram muito interessantes, deixando claros muitas coisas no qual eu ainda não tinha conhecimento.
Vanessa Camelo

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Síntese dos textos.

Ao ingressar na disciplina planejamento Educacional, tinha apenas uma vaga noção sobre a temática, sabia apenas que dizia respeito ao planejar direcionado a sala de aula. Ao iniciar os estudos da primeira unidade foi dando-me uma noção mais clara sobre o assunto. É importante destacar que esse processo contínuo que deve ser o planejamento deve ser feito e pensado de forma coletiva com toda a comunidade escolar. Deve também ser elaborado de forma clara abrangendo as diferentes compreensões e tipos de planejamento, de maneira que se busque alcançar metas  e atingir objetivos, tendo em vista que para se chegar onde se quer é nescessário que haja sempre um bom planejamento.

Luciana Ipolito/ 4° periodo/Tarde
Mat:10913841

domingo, 19 de setembro de 2010

Síntese dos textos

    Antes de ingressar nessa disciplina tinha como  percepção que o planejamento educacional seria o processo de preparação e execução da maneira de ensinar e nada mais.      Mas depois que li os textos já abordados pude perceber que para se ter uma escola bem articulada e funcionando com autonomia se faz necessário a elaboração e o conhecimento de todos os tipos de planejamentos.
      O planejamento é um processo contínuo que deve ser elaborado de acordo com a realidade de cada comunidade escolar, pois é uma etapa que antecede qualquer ação prática educativa e está sempre se modificando de acordo com as necessidades escolar de cada região.
      Os textos proporcionaram a explicação do significado  de cada conceito,bem como, a diferença entre a elaboração de planos, projetos e programas que antes confundia.

Ana Patrícia,turma-vespertina Mat.10916752-4° período

síntexe dos textos

Quando ingressei nessa disciplina  minha percepção ampliou, pois antes o ato de planejar via apenas como forma do professor não cometer o erro do improviso em sala de aula,pude compreender afundo com as leituras realizadas o verdadeiro significado do planejamento educacional e a sua importância no âmbito escolar.
Essas diferentes comprensões de planejamento permite a nós como futuros perdagogos fazer diferença na realizações de nossas atividades,participando da elaboração do projeto político pedagogico da escola , insirindo a realidade do aluno ,passando do papel para a prática,buscando finalidades que o ajude em sua formação como formadores de cidadões na educação básica,fazendo coerência entre o planejamento da escola eo planejamento do professor na elaboração de suas aulas.

Em minha formação vou aproveitar bastante os conhecimentos adquiridos ,buscando a cada dia melhorar e sabendo como utilizar os meios para chegar nos fins.
thalita lima.

sábado, 18 de setembro de 2010

SINTESE DE PLANEJAMENTO EDUCAÇIONAL - TEXTOS I e II

            O texto “Revisando conceitos para mudar concepções e práticas” aborda as definições e os termos básicos relacionados ao planejamento, buscando uma melhor compreensão e usos dos mesmos.  Apresenta três instrumentos do planejamento: plano, projeto e programa. Pontuando nas questões pedagógicas e enfocando na construção de um conceito de participação e trabalho em conjunto, como um meio de gestão democrática da escola.
            Aprofundando a temática, o segundo texto “Níveis do planejamento educacional” traz em seu corpo os âmbitos em que atua o planejamento educacional e suas especificidades, Tratando sobre o planejamento nos sistemas e redes de ensino, na unidade escolar e no ensino, bem como, suas inter-relações. Observando que o planejamento educacional reflete as relações entre poder e saber numa dada sociedade, e não pode ser desvinculado do projeto político-pedagógico da escola.

Edvalda Pereira - Mat: 10913850 
P4/tarde - UFPB, Pedagogia
Síntese e análise dos textos: “O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO: REVISANDO CONCEITOS PARA MUDAR CONCEPÇÕES E PRÁTICAS” E “NÍVEIS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL”.

Planejamento educacional para mim estava relacionado aos conteúdos que se pretende aplicar em sala de aula, o projeto pedagógico que a escola designa e é colocado em prática por cada professor. E relacionava-o exclusivamente ao “plano de curso” e “plano de aula”, a parte de registro de aulas que é passado para cada diário. Ao ler os textos: “O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO: REVISANDO CONCEITOS PARA MUDAR CONCEPÇÕES E PRÁTICAS” E “NÍVEIS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL”, notei que o planejamento educacional não se restringe ao “plano de curso” , e que seu conceito é bem mais abrangente pois está ligado a questões de planejamento histórico educacional, questões voltadas para sociedade e ao indivíduo, projeto político pedagógico Nacional e Escolar, avaliação do aluno do professor da escola e avalia inclusive a própria avaliação, em fim o planejamento escolar é tão amplo quanto necessário. Portanto, estes textos vieram de forma prático-teórica esclarecer muitas dúvidas em relação ao ato de planejar a educação. Assim depois de profundo conhecimento poderei usar de forma mais concreta, eficiente e elaborada, e saberei como coloca-los em prática, não somente na sala de aula, mas na escola de modo geral e na sociedade já que esta de forma intrínseca e integral está relacionada com a educação.
Valdinélia V. de Souza  10916526 

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Síntese da Primeira Unidade


 Meu entendimento da disciplna  planejamento antes do  meu ingresso  era muito limitada, por haver um desconhecimento da sua importância na educação. Um planejamento é necessário para a escola no sentido de ocorrer uma organização do ensino, do plano de aula, dentre outros, pois, é preciso o conhecimento de todos os subitens como por exemplo o plano de aula, planejamento curricular, de ensino para que possamos aplicá-lo na escola. Consequentemente, o saber é necessário no sentido de acontecer uma aplicabilidade de forma correta e satisfatória, ou seja, não havendo uma distinção entre a teoria e prática, sendo necessaria à articulação de todos os membros da escola como também a participação da comunidade, objetivando a melhor forma de planejar as atividades da escola durante o ano letivo.

Sawana Araújo- 4° Período- Pedagogia Tarde.
Ao ingressar na disciplina de planejamento educacional no quarto período, refletir no que poderia ser planejamento educacional, em que imaginava uma organização para melhor o funcionamento de uma escola/instituição. Com base nos textos estudados da primeira unidade, minha concepção modificou para um entendimento mais amplo e específico a respeito nos tipos de planejamento, pela qual me fez refletir sobra à definição do planejamento que é um processo contínuo em que encontra maneiras de como e quais estratégias adequadas podem ser usadas para se conseguir tais desenvolvimentos.
A partir do conceito internalizado pude entender tais tipos de se planejar, como plano, programa e projeto, ambos são formas de organizar, mas são usadas em situações diferentes em nosso cotidiano, que muitas vezes as usamos e não percebemos que temos formas de planejar diferenciado para cada momento de nossa vida.
No planejamento no âmbito de ensino, o currículo é o que delimita o que se trabalhar durante o não letivo, onde deve estar intimamente relacionado á experiência de vida dos alunos, não como mera aplicabilidade dos conteúdos ao cotidiano, mas como possibilidade de conduzir a uma apropriação significativa desses conteúdos. Assim, como no âmbito educacional o planejamento visa organizar pensando no futuro, outras instituições também tem a preocupação em como planejar para se ter resultados significativos. Por isso que o plano ou um planejamento é tão importante para uma instituição.(Polliana Marques/4período/tarde)

Síntese das aprendizagens

Antes de ingressar nessa disciplina eu tinha uma noção de planejamento a partir do meu cotidiano, como é citado no texto I "Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, [...]". Também tinha noção que existia o planejamento a nível educacional, mas não sabia o que é planejamento em si e como funciona.
Nesta unidade tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre o que é planejamento, alguns de seus tipos, sobre plano e algumas de suas esferas, projeto e programa. Também aprendi sobre os níveis de planejamento educacional e no término da leitura do texto II pude elaborar uma simples analogia como forma de fixação desse conteúdo. Imaginei o mar com vários barcos e seus respectivos marinheiros. O mar representa o planejamento no âmbito dos Sistemas e Redes de Ensino, como algo macro, gigantesco que envolve grandes tomadas de decisões , como por exemplo, para onde os barcos irão navegar, quais os pontos que haverão impecílios e quais os pontos de mar livre. Os barcos representam o planejamento no âmbito da Unidade Escolar, ou seja, a estrutura que aquele barco deve ter para navegar no mar. E os marinheiros são as pessoas que estão atentas a realidade de seus respectivos barcos, para que todos os passageiros sejam capazes de seguir o rumo que se deseja.
Aproveitarei a unidade como mais uma bagagem que o curso e a disciplina me traz e servirá como guia para o meu cotidiano onde possa integrar o planejamento e suas especificidades.

Janaíne Maurício - P4/tarde - UFPB, Pedagogia.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

SÍNTESE DAS APRENDIZAGENS - UNIDADE I

A disciplina Planejamento Educacional tem contribuído bastante para o meu desenvolvimento enquanto futura profissional. Antes da disciplina, planejamento era para mim algo mais restrito, eu não tinha essa dimensão ampla e carregada de sentidos que a disciplina me proporcionou. Planejamento era um processo feito no âmbito da escola, com os professores, os diretores e a comunidade escolar, com vistas à organização e a melhorias. Planejamento é isso, mas não é só isso.
A primeira unidade do plano de curso da disciplina Planejamento Educacional me proporcionou um conhecimento mais amplo e ao mesmo tempo restrito sobre os vários tipos de planejamento. De início tivemos uma dimensão do cenário contemporâneo (informática, biotecnologia, energia alternativa, nanotecnologia etc.), no que diz respeito a essa nova sociedade, a sociedade do conhecimento. Essa sociedade requer velocidade, educação continuada, agilidade e flexibilidade para analisar e redefinir atualizações. Daí a necessidade de um planejamento. Como visto no primeiro texto, há várias formas de planejamento (educacional, curricular, de ensino, escolar, político-pedagógico, operacional). Planejamentos que devem fazer parte da prática da nossa futura vivência. Foi visto diferentes conceitos de plano (escolar, de curso, de ensino), de projeto (pedagógico, político-pedagógico), de programa e de participação. Já no segundo texto, estudamos os níveis de planejamento educacional: no âmbito dos sistemas e redes de ensino, unidade escolar e no âmbito de ensino. Começamos de um planejamento macro, para um mais restrito. Daquele planejamento de implementação de ações que compõem a esfera educativa, passando por aquele que se concretiza pelo PPP da escola, e culminando naquele relacionado ao currículo, ao contexto histórico-cultural de cada comunidade escolar.
Aprender um pouco mais sobre planejamento foi necessário para a minha vida acadêmica e para a minha atual e futura prática escolar. São conhecimentos que irão proporcionar uma maior organização, elaboração, análise e efetiva ação enquanto educadora.



Ingrid Karla C. Biserra/ 4º período/ tarde/ ufpb/ pedagogia


Síntese das Aprendizagens ( Unidade I )

Entender o significado das expressões, visando o lado etimológico é relevante em qualquer processo de elaboração e planejamento no âmbito educacional. O planejamento pode ser entendido como um processo que busca atender devidas necessidades através do estabelecimento de determinado objetivo, o qual prevê as condições presentes e futuras de determinada instituição. No âmbito educacional é fundamental o planejamento para evitar os improvisos, tendo o plano; que é um documento norteador e flexível onde são registradas as ações objetivadas no planejamento. Nas unidades de ensino podemos detectar vários problemas associando perguntas que podem ser respondidas através dos projetos, registrando-os e executando-os através dos programas. Em suma, podemos ter em ordem seqüencial e coerente de sentidos representativos; o planejamento, o plano, o projeto e o programa.
Tendo nessa conjuntura a sensibilidade da participação de todos, o fato do planejamento no âmbito dos sistemas e redes de ensino girar em torno de um amplo educacional que necessita de ações participativas e implementadas pelo governo. No quadro histórico da política educacional, evidencia-se através do texto, o predomínio da classe dominante e a tentativa do Estado de adequação econômica. Implicando os trechos acima a relação entre planejamento, poder e saber. O governo lança a base através de um plano geral, no caso os Parâmetros Curriculares Nacionais, que na unidade escolar serve como norte no planejamento do Projeto Político Pedagógico da instituição. Nessa perspectiva está presente o confronto da teoria versus a prática. A teoria dos Parâmetros Curriculares Nacionais, numa visão geral, e a experiência materializada como meta para solucionar aparentes conflitos. A participação na produção do Projeto Político Pedagógico é relevante a todos os integrantes da escola fundamentando aos professores em seu processo de elaboração e seleção de conteúdos para a construção de seus planos, ressaltando sua devida contextualização entre a realidade, prática e teoria.


Isabelle Medeiros - turma 2 - P.4 - Graduanda em Pedagogia

Planejamento Educacional


Síntese referente a unidade I

s
Planejar é acima de tudo saber lidar com
as diferentes situações, sabendo sempre
unir o Planejamento Escolar, com as Polí-
ticas Educacionais e a realidade do aluno.

Após a leitura e compreensão dos artigos lidos, percebo que a minha concepção de planejamento no ingresso dessa disciplina não mudou muito, mas, acrescentou de forma significativa, pois, aprendi que existem diferentes formas de se planejar, seja no âmbito das redes de ensino, seja no meu próprio plano de aula.
 Nesta unidade pude de forma clara observar que a teoria e a prática se diferem, porém, para a solução dessa problemática cabe a nós educadores, sabermos lidar e planejar de forma eficaz. 
Um educador que se planeja não tem dúvidas que esse ato, torna seu trabalho mais produtivo, sabendo sempre aliar a educação com a realidade social do sujeito.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Síntese da UNID. I

    A minha visão geral ao ingressar na disciplina, Planejamento educacional, seria, tornar realidade um objetivo futuro, pois tudo aquilo que pretendo pôr em prática, tenho que fazer um planejamento antes.
    Logo após tomar conhecimento dos textos, pude perceber o que era realmente, e, os seus diferentes tipos de planejamento, conhecendo um pouco de que se trata, plano, projeto e programa, e, sabendo diferenciar cada um deles.
    Além disso, tive conhecimento dos Níveis de Planejamento Educacional, que são:
* O planejamento no âmbito dos sistemas e redes de ensino
* O planejamento no âmbito da unidade escolar
* O planejamento no âmbito de ensino
Esses níveis são diferentes, porém, são inter-relacionados.
    Portanto, o ato de planejar é muito importante e necessário, pois, tudo aquilo que desejamos pôr em prática, necessita de organização, e neste caso nada melhor que o planejamento, tenho como objetivo levar este aprendizado a minha vida acadêmica.

Treicy Elem, 4º período - Tarde

Síntese da Unidade I

           Antes de ingressar na disciplina de Planejamento Educacional eu não tinha noção de que planejamento era um recurso tão fundamental, para qualquer pessoa, para qualquer profissional, e que para um educador é simplesmente indispensável.
          Nessa unidade aprendi a diferenciar planejamento, plano, projeto e programa, e que cada um deles possui suas importâncias , passei a conhecer e a distinguir os diferentes tipos de planejamentos, planos e    projetos, cada um com suas particularidades. Após a leitura dos textos “O Planejamento em Educação: Revisando conceitos para mudar concepções e práticas” e “Níveis de Planejamento Educacional”, pude perceber que sem o planejamento se torna impossível obter organização, e concretização de projetos para a melhoria da qualidade de ensino. Passei a perceber que os níveis de planejamento estão interligados e que um depende do outro para obter resultados.
           Portanto, na hora de executar um projeto, poderei aplicar os conhecimentos adquiridos nessa unidade.
          

SÍNTESE DAS APRENDIZAGENS



    Minha percepção do que é planejamento é aprender como fazer os planejamentos na escola como por exemplo: planejar a aula, planejar metodologias, projetos e fazer todo aquele plano do que vai ser desenvolvidos na escola durante o ano letivo. Aprendi nessa unidade o papel do governo na escola, do projeto político pedagógico e o ensino aos conteúdos a serem passados. No outro texto aprendi que o planejamento educacional é trabalhado através de políticas públicas. As diferentes concepções de gestão escolar. Conhecimento das diferentes e ao mesmo tempo uma socialização do que é Planejamento da redes do ensino sendo a intervenção do Estado na educação, o Planejamento da Unidade Escolar tendo a preocupação da coletividade dentro da escola para ser elaborado o PPP ( Projeto Político Pedagogico) e o Planejamento âmbito do ensino  no qual vai ser passado o currículo escolar, avaliações levando a realidade dos alunos.
Tendo em concretizar em uma instituição educacional.
Williane Machado -  Tarde - Turma 02

SÍNTESE DA UNIDADE I

A minha pespectiva do que seria Planejamento Educacional quando ingressei nessa disciplina  era  pensar que planejamneto era só fazer um plano durante o ano, mas logo após a leitura desses textos percebi que não era só esse procedimento, pois os textos abordam o que é realmente Planejamento, Plano, Projeto e Programa e suas diferanças que por sinal são parecidos mas cada um tem sua finalidade e dimensão.
O planejamento é uma atividade que estar sempre envolvida com a educação, ambos andam juntos com o mesmo propósito educacional e suas caractéristicas básicas são fundamentais nessa atividade como pensando e prevendo as situações futuras e considerando os contextos culturais, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja esse processo.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Síntese das aprendizagens - Unidade I

A minha concepção de planejamento quando ingressei na disciplina seria relacionado como um ato de planejar algo para a sua suposta realização, pois entendo que para colocar em prática uma ação necessita-se de um planejamento.
Partindo dessa perspectiva, nessa unidade aprendi que para a realização da ação é primordial o entendimento das questões que envolvem o planejamento. Desse modo, o planejamento para ser efetivado de uma forma compreensível além dos elementos básicos como processo de reflexão, tomada de decisão sobre a ação, o emprego de meios e recursos. Torna-se necessário também compreender o planejamento em diversas dimensões, a entender alguns conceitos relacionados a plano, projeto, programa, conceito de participação, etc.
Além do entendimento desses termos, aprendi também nessa unidade os níveis do planejamento educacional que se divise em três níveis distintos, porém inter-relacionados, partindo do macro para o micro. O planejamento no âmbito dos Sistemas e Redes de Ensino na maior parte envolvendo questões políticas e burocráticas, o planejamento no âmbito da Unidade Escolar envolvendo as questões relacionadas ao PPP (Projeto Político Pedagógico) e o planejamento no âmbito do ensino na parte menor envolvendo as questões relacionadas com a avaliação nos princípios das dificuldades e desafios.
Tais aprendizagens adquiridas nessa unidade me ajudaram a ampliar melhor meus conhecimentos a respeito das questões que envolvem planejamento. Assim, poderei aplicá-los quando for planejar no futuro uma ação com o objetivo de propor uma suposta transformação no que está sendo planejado, seja no âmbito dos Sistemas e Unidades ou no âmbito do Ensino.

Tuana Porto - Turma 02 (tarde) Pedagogia

Síntese da Unidade I

Minha percepção sobre o que seria Planejamento Educacional, antes de conhecer a disciplina, era de que seria um planejamento do que seria feito a organização para se fazer determinada atividade pedagogicamente para o meio escolar.
            Com essa Unidade I que fala sobre os fundamentos básicos sobre os diferentes tipos e conceitos de planejamento no âmbito da organização educacional, me proporcionou novos horizontes de como me organizar por si própria, na minha atividade no cotidiano escolar.
O que foi falado nesse primeiro texto, sobre os conceitos, concepções e práticas sobre o que venha ser planejamento educacional, sempre tem uma preocupação sobre a melhoria da qualidade de ensino da educação básica, que tem sempre haver um elo entre professor e da gestão escolar e todo o corpo da escola, para que eles juntos tentam fazer uma melhoria de ensino na sala de aula.
          Como ele fala que, trabalhar em conjunto, no sentido de formação de grupo, requer compreensão dos processos grupais para desenvolver competências que permitam realmente aprender com o outro e construir de forma participativa.
Agora no segundo texto foi para mostrar que precisa se fazer muito para a educação dos alunos uma união para ser elaborado um Projeto Político Pedagógico para a escola, diante das séries dificuldades existentes na escola.
Diante no que foi abordado na Unidade o que vou aproveitar com tudo isso é que, o planejamento ultrapassa o caráter de instrumental meramente técnico e adquire a condição de conferir materialidade às ações politicamente definidas pelos sujeitos da escola. E um dos maiores desafios, nesta perspectiva, é o da produção de coerência entre o planejamento da escola e o planejamento de cada professor, ao nível do ensino propriamente dito.

Priscilla Araújo de Almeida - 4º Período/Tarde/02/
Matrícula: 10913845

Síntese

Ao ingressar na disciplina tinha uma pequena ideia do que seria Planejamento Educacional, acreditava que planejamento seria apenas planejar os assuntos que seriam trabalhados no decorrer do ano. Logo após a primeira leitura do texto “O planejamento em Educação”, meu conhecimento melhorou bastante, pois o texto abordou as diferenças entre Planejamento, Plano, Projeto e Programa facilitando ainda mais a compeenção do mesmo. Na segunda leitura foi apontado os três níveis de planejamento: O planejamento no âmbito dos sistemas e redes de ensino, que diz respeito as formas de intervenção do Estado na Educação; o planejamento no âmbito da Unidade Escolar, cujo elemento principal é o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e por fim o planejamento no âmbito do Ensino, que estar estreitamente relacionado ao contexto social de cada lugar, cada realidade.
Aliny-Pedagogia-Turma 02

Síntese das Aprendizagens

            Ao ingressar na disciplina, o meu conhecimento a cerca do que seria um Planejamento Educacional era algo que partia de uma perspectiva de senso comum. Pois, basicamente acreditava que um planejamento era pautado por uma regulação do sistema, no qual organizava as ações que posteriormente iriam ser postas em prática. No entanto, após a leitura dos textos “O Planejamento em Educação: Revisando conceitos para mudar concepções e práticas” e “Níveis de Planejamento Educacional”, pude aprofundar o conhecimento, compreendendo que além do planejamento promover a organização de etapas que possivelmente transformam uma estrutura, este ainda conta como objetivo estabelecer tomadas de decisões sobre a ação que será realizada, para que de fato se obtenha o resultado desejado. Para tanto, é importante ressaltar que o planejamento educacional não é algo que age “isoladamente”. Este, conta com a abordagem de diversos tipos de planejamento que visam uma única finalidade, melhorar a qualidade do ensino. Contudo, cada um possui sua especificidade, seja um planejamento que enfoque a ação curricular, do ensino, ação dos docentes ou ainda uma ação operacional, na qual busca solucionar os problemas a partir da excussão de projetos. Todos com a dinâmica de atingir a concretização do seu objetivo, obedecendo a critérios próprios de sua ação.
            Logo, pode-se concluir que todo esse planejamento funciona como um verdadeiro “organismo humano”, em que todas as partes trabalham para a funcionalidade de um todo. Que nesse caso, convém como uma analogia para o planejamento escolar, que trabalha por aspectos diversos promovendo a organização do sistema escolar.
Jéssica Gonçalo de Sousa- Pedagogia- Turma 02

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PRIMEIRA ATIVIDADE NO BLOG

Boa noite colegas,
para que não haja dúvida, a primeira
atividade no blog é a publicação por todos
da síntese dos textos 1 e 2, devendo cada um
registrar dois comentários em postagens distintas e não esqueçam que
para cada postagem publicada no máximo três comentários.
Esta atividade encerra-se no domingo dia 19.09.2010.
Na segunda iniciaremos nova atividade.
Não esqueçam que a participação no blog
será avaliada.
Atenciosamente,
Cledson e Ataíze
Pedagogia - turma 02 tarde

PRIMEIROS TÓPICOS DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

                 O planejamento educacional nos levou primeiramente a compreensão sobre o que é planejamento, entendendo eu, simplesmente como algo a ser organizado previamente sem maiores aprofundamentos, mas nos dois textos lidos logo veio um enriquecimento sobre o conceito de planejamento, considerando essa etapa da organização essencial para se alcançar os objetivos propostos e vendo o planejamento educacional como uma ação ampla que antecipadamente visa estabelecer diretrizes do processo educacional para o enfrentamento de problemas, implantação de projetos e programas, tudo visando o sucesso dessas ações e o desenvolvimento da educação. Vendo ainda, que esses planejamentos são aplicados em diversos níveis, seja nas redes e sistemas de educação para implantação das políticas de governo para a educação, seja no planejamento escolar onde a gestão e demais sujeitos da escola trabalham para construir o projeto político-pedagógico da escola e finalmente no planejamento de ensino como forma integradora social e cultural de todos os envolvidos na escola e na comunidade. Tudo até aqui estudado será essencial para um melhor entendimento dos conteúdos sobre o planejamento educacional.
LÚCIA MARIA - PEDAGOGIA - Turma 02 tarde

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL - Síntese dos textos 1 e 2.

Inicialmente na indagação sobre o entendimento de planejamento, o compreendia como a primeira etapa do processo administrativo de qualquer organização que visa alcançar seus objetivos com eficiência e eficácia. No planejamento educacional essa etapa é igualmente importante, buscando equilíbrio entre meios e fins, recursos e objetivos, num processo de reflexão prévia na elaboração de projetos, programas, planos, soluções e desenvolvimentos educacionais, antecipando as questões sobre sua implantação, visando alcançar metas estabelecidas. Esses planejamentos se apresentam em diversos níveis tais como: o planejamento de sistemas e redes de ensino, implementando as políticas educacionais pelo poder nos sistemas escolares; o planejamento escolar ao envolver todos os membros da escola para feitura do projeto político-pedagógico; e o planejamento de ensino aliando o planejamento geral da escola com o projeto político-pedagógico, unindo a escola com o seu contexto social. Até o momento os conteúdos já apresentados na disciplina são primordiais para a compreensão do planejamento educacional e seu aprofundamento.
CLEDSON
Pedagogia - turma 02 tarde