O presente trabalho tem como objetivo fazer um breve panorama sobre o ensino fundamental, bem como mostrar o diagnóstico, diretrizes e metas os quais tem respaldo na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Fundamental
A ampliação do período de escolaridade obrigatória, assegurando o acesso da criança de seis anos de idade ao ensino fundamental, possibilita a elas um tempo maior de convívio escolar, mas somente terá impactos positivos na sua formação se aumentar e qualificar suas oportunidades de aprendizagem.
Não se pode negar que durante os últimos governos, várias manobras foram realizadas, vários projetos e leis foram criados na tentativa de tornar o Brasil num país mais instruído, mas de acordo com os dados, apesar de todos os esforços realizados para acabar com o analfabetismo no Brasil, inúmeros investimentos no governo Fernando Henrique Cardoso e do atual governo Luis Inácio Lula da Silva, os índices de analfabetismo ainda continuam alto em nosso país.
Porém, eficiência do sistema educacional precisa avançar mais, pois, se o acesso à escola fundamental está universalizado, as condições de atendimento ainda não são capazes de assegurar a permanência de todos na escola e, em conseqüência, o direito a uma formação escolar completa.
Grupo 2-Ana Patrícia,Ataíze,Maria Gorete e Luciana Turma vespertina de Pedagogia