A série Debate: Espaços de proteção à criança e ao adolescente teve como objetivo colocar em foco o novo paradigma de uma sociedade de direito que busca a construção de uma cultura de proteção e respeito aos direitos humanos de crianças e adolescentes. Essa postura implica tecer relações de trocas afetivas e de aprendizagens, construindo uma rede de proteção, da qual a escola é um dos elos.
A proposta da série foi trazer para a discussão o Guia Escolar: método para identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O Guia Escolar, lançado em 23 de setembro de 2003 em teleconferência nacional, foi parte das atividades da Secretaria Especial dos Direitos Humanos / Presidência da República e da Secretaria de Inclusão Educacional / Ministério da Educação, dentro das estratégias de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A parceria entre as duas secretarias torna-se fundamental para que a cultura dos direitos humanos possa alimentar nas escolas as ações educativas e instrumentalizar as ações de cidadania.
Os objetivos do Guia Escolar
O Guia Escolar foi realizado com o propósito de elaborar um manual para informar, orientar e treinar os integrantes da comunidade escolar sobre o fenômeno do abuso e da exploração sexual, inserido no panorama dos direitos humanos e, de forma especial, dos direitos de crianças e adolescentes.
O Guia foi elaborado para ajudar a escola a cumprir seu compromisso ético, moral e legal de notificar às autoridades competentes os casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos, abuso e exploração sexual. Ao mesmo tempo, ele busca incentivar os educadores a agirem de maneira solidária em relação às crianças e aos adolescentes que sofrem ou sofreram abuso, encaminhando-os, em regime de prioridade absoluta, aos serviços de ajuda médica, educacional, psicossocial e jurídica.
O conteúdo e a estrutura
O conteúdo deste Guia reflete as lições aprendidas no decorrer da última década, marcada pela mobilização da sociedade brasileira contra o abuso sexual doméstico e a exploração sexual. Ele se baseia em outros guias já publicados, em estudos, pesquisas e avaliações de experiências realizadas, ou que ainda estão em curso, de muitas organizações governamentais e não-governamentais.
O Guia foi estruturado de acordo com as três modalidades de prevenção aos maus-tratos sugeridas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) das Nações Unidas: primária, secundária e terciária.
fonte: http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/182214Temas_edu.pdf
Este tema foi escolhido por ser um tema atual e muito interessante do ponto de vista acadêmico e Humano, acredito que os professores devem está atentos a sinais prejudiciais a educação dos alunos, pois a educação se dá através de exemplos da sociedade, a proteção dos direitos da criancça e do adolecente é dever do professor contemporâneo.
Maria da Conceição Alexandre Nunes
Gostei muito desse tema, e concordo com Ceiça, quando ela comenta dizendo que é muito importante para nossa vida acadêmica.
ResponderExcluirTreicy Elem , 4º Período - Tarde