Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

domingo, 10 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

           No Brasil a oferta sobre o ensino tecnológica e a formação profissional é muito abrangente e heterogênea. Alem das redes federais e estaduais de escolas técnicas, existem programas do Ministério do Trabalho, das secretarias estaduais e municipais do trabalho e dos sistemas nacionais de aprendizagem (SESI, SENAI, SENAC, SESC, SEBRAI entre outros), assim como um número que se imagina muito grande , de cursos particulares de curta duração, inclusive de educação a distancia, até aquelas ministradas por instituições empresariais, sindicais, comunitárias e filantrópicas(ONGs). Além de treinamento em serviço de cursos técnicos oferecidos pelas empresas para seus funcionários. A heterogeneidade e a diversidade são elementos positivos, pois permitem atender a uma demanda muito variada. Como è o caso do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que oferece 1.263 cursos de aprendizagem industrial; 825 cursos técnicos de Nível Médio; 68 cursos Superior de Graduação; 74 cursos superiores de Pós-Graduação. São oferecidos também, programas de iniciação, qualificação e aperfeiçoamento profissional em todas as 28 áreas de atuação, vários deles sob medida. De 1942 a 2008 foram capacitados 47.883.006 alunos.( http://www.senai.br/br/home/index.aspx)
         A educação profissionalizante historicamente, e atualmente, tem reafirmado a dualidade propedêutico-profissional existente no Brasil. Funcionou sempre como mecanismo de exclusão fortemente associado a origem social do estudante. Embora na atualidade a demanda para o mercado de trabalho é maior e mais valorizada do que há alguns anos atrás, pois, o mercado de trabalho está muito carente de profissionais capacitados e como há urgência para contratações a solução pode estar na demanda com índices cada vez mais elevados provindos de escolas técnicas e profissionalizantes, pois são mais rápidos e serve para os estudantes se inserirem exclusive e diretamente no campo profissional. Nessa perspectiva, a elevação da escolaridade do trabalhador coloca-se como essencial para a inserção competitiva do Brasil no mundo globalizado.
Thamyres, Treicy Eleem, Suzete, Valdinélia;  4º período G7


9 comentários:

  1. O grupo abordou muito bem a questão sobre a educação tecnológica e profissional.Realmente essa tem sido a realidade de muitos,pois as pessoas tem procurado entrar o quanto antes nesses cursos profissionalizantes em busca de capacitações para entrarem no mercado de trabalho,porém nem todos conseguem.
    Ana Patrícia-Turma vespertina-Pedagogia

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  2. Parabéns meninas!!
    Adorei a explanação de vocês, especificamente a abordagem histórica que fizeram sobre o aspécto excludente em relação a reafirmação da dualidade do ensino propedêutico-profissional. Atualmente não está diferente, pois é preciso enfrentar uma concorrência muito grande para ter acesso a uma escola técnica de boa qualidade, sendo assim uma forma de exclusão social. Pois quem estudou em escola pública, nos seus primeiros anos, não tem condição de concorrer com alunos que esdudaram em escola particular. Ou seja, Só tem oportunidade de frequentar uma boa escola profissionalizante pública, quem estudou em escola particular!
    Esta é a minha opinião!!
    Um abração caloroso e fraterno
    Maria Gorete Santos Jales de Melo-turma de pedagogia-2009.1/vespertino

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  3. Podemos observar que o ensino profissionalizante é um sistema de ensino heterogêneo por englobar diversos tipos de unidades educacionais. É um ensino que reafirma a dualidade do propedêutico-profissional, porém, tem seu lado positivo no que se diz respeito ao curto prazo de preparação de seus alunos, e tende assim a suprir a carência, cada vez maior, do mercado de trabalho de um país globalizado, com profissionais capacitados para áreas específicas. Gostei muito das abordagens do grupo, parabéns meninas!

    Janaíne Maurício - p4/tarde - Pedagogia

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  4. A educação Tecnológica, abre mais espaços para a formação profissional de ensino em diversas instituições seja pública ou particular, com essa formção tecnológica muitas pessoas podem ser inseridas e capacitadas para o mercado de trabalho.A globalização estar bem avançada e precisa desses profissionais para atender essas necessidades, portanto é fundamental esse ensino tecnológico como a educação a distância que facilita muito para os estudantes na sua formação profissional.
    Geórgia Abrantes,tarde,pedagogia.

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  5. Percebo a formação técnica-profissionalizante como um sistema fortalecedor da exclusão social, pois quando o governo investe nesse nível educacional, ele impõe à sociedade o que ele espera dela, que seria: uma classe social que age e outra que pensa (esta seria o nível superior, que concebe o trabalho, porém não o executa), portanto, concordo que deveria haver investimento na qualidade educacional desde a educação infantil, pois ao terminar o ensino médio os/as alunos/as estariam preparados para ingressar em um nível superior também de qualidade social. Para tanto, é preciso tirar da escola a função de reprodutora de classes sociais, e que ela passe a trabalhar em cima da igualdade social, mas essa é uma longa luta de consciência social e trabalho, mas não significa que seja algo impossível de acontecer.
    Francisca Jocineide

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  6. Gostei meninas... a educação profissionalizante hj no mundo em que vivemos torna-se essêncial, na medida em que o mercado de trabalho necessita da qualificação.Portanto, penso que a formação profissional necessita sim de subsídios para a garantia de uma educação tecnológica de qualidade. Creio que a necessidade da nossa sociedade no momento é a qualificação para o mercado de trabalho, assim a educação tecnológica poderá afirmar seu papel diante dessa construção de perspectivas qualitativas.

    TUANA PORTO - PEDAGOGIA - TURMA 02 (TARDE)

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  7. Assunto interesante, principalmente quando estamos em época de eleições e frente a tantas mudanças desenvolvimentista e a uma demanda mais restrita do mercado de trabalho, que viabiliza um processo que pode ser agregado ao governo em sua política pública, na qual deveria contar em minino uma educação profissional e tecnologica como direito e bem público, sustentando a condição de progressão humana, social e economica!

    ISABELLE MEDEIROS - TURMA 2

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  8. - Pois é Isabelle, muito se falou nessas eleições sobre o ensino profissionalizante, uma modalidade que tem aumentado em nosso país.
    Venho destacar que a educação profissional tem como objetivos não só a formação de técnicos de nível médio, mas a qualificação, a requalificação, a reprofissionalização para trabalhadores com qualquer escolaridade, a atualização tecnológica permanente e a habilitação nos níveis médio e superior.

    Ingrid Karla C. Biserra/ Pedagogia/ 4º período

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