Esse blog é um espaço pedagógico para o diálogo, a discussão, o registro e a construção coletiva de um hipertexto sobre os temas abordados na disciplina de Planejamento Educacional do período 2010.2 o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPB.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

      Ingrid Biserra
                                                                                    Kênia Karla
                                                                                  Talita Lima
                                                                                           Vanessa Camelo
                                                                                             Williane Machado
         

         O grupo traçou as principais características da EAD, apresentou elementos referentes ao cumprimento das 22 metas da educação a distância e das tecnologias educacionais no Plano Nacional de Educação (2001-2010), bem como ampliou o conhecimento acerca do decreto nº 6.303/07 e da LDB em seu artigo 80 .
         A EAD surgiu no século XVII com a revolução científica e desde o século XIX passou a fazer parte da pedagogia. Essa modalidade surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de várias pessoas que por vários motivos, não podiam ir a um estabelecimento de ensino presencial convencional. Hoje, diante dos déficits educativos e desigualdades regionais, a Educação a Distância vem contribuir para universalização e democratização do ensino em todas as modalidades.
        O MEC através da Secretaria de Educação a Distância (SEED), tem elaborado e disponibilizado várias projetos de sucesso na área de EAD, a partir do PNE. Alguns programas disponíveis são: Domínio Público, E- Proinfo, E – Tec Brasil, Programa Banda Larga nas Escolas, Proinfo, TV Escola, Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), Banco Internacional de Objetos internacionais, RIVED e o Portal do Professor.
       






16 comentários:

  1. A EAD é muito significante para as pessoas que tem a necessidade do preparo profissional e cultural, que por vários motivos, não podiam ir a um estabelecimento de ensino presencial, portanto,a educação a distância vem contribuir para universalização e democratização do ensino e consequentimente contribuirá para uma qualificação desses profissionias.
    Geórgia Abrantes.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a conquista alcançada pela a EAD seja de suma importância, tendo em vista que esta lança um olhar sobre os que de fato necessitam de uma formação, pois a maioria dos alunos matriculados nessa modalidade de ensino superior já leciona, mas, precisam de um curso para se estabelecer profissionalmente.

    Jéssica Gonçalo de Sousa- turma 02 Tarde

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez, atendendo à todos de uma maneira globalizada, estamos encaminhando para uma verdadeira INCLUSÃO. A EAD é uma maneira muito integral de relacionar pessoas que por diversos motivos não pode frequentar a universidade presente em sala de aula. É também umas das mais caracterizadas como inclusoras, pois tem na teoria e está posta em prática. ^^ Muito Bom Trabalho, Grupo.

    Arani Mayara 10916535- Pedagogia/Tarde/ CE304

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas!!!
    Ótimo tema que vocês abordaram, afinal a EAD é muito importante para aquelas pessoas que desejam engressar em uma Universidade mas não têm a oportunidade assistir as aulas da forma convencional, presencial. Pois, atualmente o mercado de trabalho vêm exigindo cada vez mais pessoas capacitadas.
    Aliny Emanoela Carvalho

    ResponderExcluir
  5. A educação a distância está crescendo muito. Vejo isso como um excelente oportunidade para as pessoas que não tiveram nem tem acesso as aulas presencias, vendo a EAD como uma educação inclusiva.

    Luciana Ipolito Alves/pedagogia/tarde.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, meninas pela apresentação do trabalho!!

    É importante vermos como a educação está ligada tecnologia e EAD é um exemplo disso, oportunizando aqueles que não tem condições de estudar nos grandes centro de educação.Por isso que é necessário cada vez mais tenhamos conhecimento sobre a educação à distância e também como aprender com esse mecanismo de aprendizagem para todos os alunos.

    Sawana Araújo/ Pedagogia/ Tarde

    ResponderExcluir
  7. Vejo o ensino a distância como uma importante forma de qualificaçâo profissional para aqueles que nao tiveram oportunidade, ou acesso as aulas presenciais, tendo visto que atualmente o mercado de trabalho vem exigindo mais e mais qualificaçao.

    Juliana da Rocha/ pedagogia/ Tarde

    ResponderExcluir
  8. A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que se enquadra perfeitamente as exigências de algumas pessoas no momento, como por exemplo, professores que precisam de uma formação, mas não disponibilizam do tempo necessário para uma formação presencial.

    Janaíne Maurício - CE 304 tarde

    ResponderExcluir
  9. Além de todas as questões levantadas pelas meninas nos comentários acima, concordo que a EAD é sim uma ferramenta de qualificação, porém devemos tomar cuidado na forma de organização desse tipo de ensino. Pois olhando por outra vertente na minha opinião se não ocorrer de uma forma séria e bem elaborada, pode correr o risco de colocar em questão a sua qualidade.

    TUANA PORTO - PEDAGOGIA (TURMA 02) TARDE

    ResponderExcluir
  10. Relevante o ponto de vista de Tuana em considerar que, se não for bem trabalhada, a EAD pode passar a ser um prejuízo e não um benefício. É interessante lembrarmos, que há muito tempo a EAD está presente na sociedade. Quem não lembra do cursos por meio de correspondência, as aulas transmitidas pela TV (ainda hoje existente), e não podemos de deixar de lembrar também do bom e velho livro, em minha opinião não deixa de ser uma EAD. Porém o que tem mudado realmente é somente a forma de comunicação na EAD e o apoio que tem recebido por programas governamentais. Contudo acredito que o modo presencial de educação ainda se configure como o mais eficiente, pois não aprendemos só na discussão dos temas, mas também na convivência, nas trocas de experiências, nos atos e nas partilhas, recursos esses que ficam quase ausentes na EAD.
    Francisca Jocineide.

    ResponderExcluir
  11. Só completando a postagem da equipe, é cada vez maior a demanda por EaD, o que faz com que isso desperte o interesse de inúmeras instituições (públicas e privadas) em busca de mecanismos que as possibilitem a oferta dessa outra modalidade de ensino e, assim, dar conta dessa nova demanda. Polliana Marques

    ResponderExcluir
  12. Acredito que a grande questão da EAD é o surgimento de inumeras instituições de ensino superior com cursos de qualificação questionada. Lembro de uma reportagem na qual falava de uma empresa de educação superior a distância conveniada a uma universidade no Tocantins que ofertava seus cursos para todo o Brasil, onde um único tutor assumia mais de 1000 alunos, situação difícil para formação profissional.

    Pedagogia Tarde
    SUZETE MARQUES

    ResponderExcluir
  13. O EAD é uma ferramenta muito importante como todos os post afirmam acima, mas realmente facilita o acesso de quêm? de todos? de uma classe? devemos ter um pouco mais de cuidado pois, essa ferramenta pode ser um instrumento excludende.

    Maria da Conceição Alexandre Nunes

    ResponderExcluir
  14. Acho que a EAD é uma ótima ferramenta desde que saiba usa-lá corretamente, para aqueles que não queira entrar em uma sala de aula, ou por conta do tempo!!

    Priscilla Almeida

    ResponderExcluir
  15. No meu ponto de vista o ensino a distância é um meio muito importante para aquelas pessoas que não tiveram oprtunidades antes de se qualificarem, por vários motivos e até mesmo pela falta de tempo.

    Treicy Elem 4º Período - Tarde

    ResponderExcluir